GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO CONTRATUAL

Profissionalizar a gestão contratual tem sido uma necessidade das empresas no Brasil, uma vez que a gestão eficaz dos contratos contribui para o atingimento de objetivos traçados, minimiza riscos de perdas financeiras e maximiza o potencial de ganhos.

A gestão contratual deve estar presente em todas as fases de um projeto. É, pois, preciso que as empresas se preocupem com a gestão e administração de seus contratos desde o início do projeto. Para essa tarefa, primeiramente, as empresas devem cuidar da capacitação de seus gestores para que eles possam implementar ferramentas de administração e de controle adequadas e efetivas.

A gestão contratual nos projetos de construção e prestação de serviços deve ser mais ampla, ir além da simples preocupação com a produção, com o prazo, com a medição, com a administração e também com a qualidade e a segurança, requisitos que apesar de serem fundamentais, não são suficientes para garantir o sucesso de um projeto, mesmo havendo um bom gerenciamento dessas áreas.

A gestão contratual deve ter caráter preventivo e não corretivo. Quando feita de forma adequada, complementa visões, aumenta o grau de consciência e a capacidade de discernimento em relação a deveres e direitos contratuais. Além disso, uma gestão eficaz cria condições para que dificuldades potenciais sejam antevistas e para que eventuais desvios sejam identificados com mais rapidez, criando alternativas e permitindo que medidas de ajuste sejam implementadas, tempestivamente, ampliando a possibilidade de correções. Agindo com antecedência, evitam-se surpresas e, não raro, desgastes desnecessários.

A realidade nos mostra que, infelizmente, a grande maioria das empresas dos segmentos de construção e prestação de serviços continua trabalhando sem conseguir fazer uma gestão contratual satisfatória de seus projetos. Uma boa parte do fracasso dos projetos ocorre pela falta de conhecimento e qualificação de seus gestores que não vêm dando a devida atenção a essa atividade que, equivocadamente, relegam a um segundo plano, deixando as empresas à mercê da própria sorte e expostas a riscos que poderiam ser evitados.

Transformar a gestão contratual dos projetos tem sido um grande desafio para a alta direção das empresas, porque, mesmo cientes dos riscos que a que ficam expostos na falta dessa gestão, muitas vezes não sabem o que deve ser feito e nem por onde começar.

Para orientar e dar suporte técnico às empresas, oferecemos um trabalho prático e objetivo de consultoria e assessoria em Gestão e Administração Contratual. Um trabalho, diferenciado, planejado e desenvolvido de acordo com as necessidades de cada projeto, alinhando tanto aspectos de engenharia, quanto do direito contratual. Um atendimento pautado em uma visão multidisciplinar adquirida ao longo de anos de experiência no setor.

VOLTAR

CONTATOS

Belo Horizonte - Brasil

Tel:  +55 031 3653-1318

Cel: +55 031 99970-0318 

E-mail: contato@coutoehandam.com.br

 

​​​​© 2016 por Couto & Handam Engenharia e Consultoria Ltda